quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Unidade 3 - Atividade 3.4

Plano de Aula
1)   Título:
A Escravidão no Brasil Colonial

2)   Público Alvo: A atividade foi desenvolvida com alunos de:

(  ) Educação Infantil
(  ) Ensino Fundamental (1ª a 4ª)
(  ) Ensino Fundamental (5ª a 9ª)
(  ) Ensino Médio
( X ) EJA
(  ) Educação Especial
(  ) Espaço não formal
     Qual série?     1ª Fase          
 Faixa etária: 18-35 anos                       
 Nº alunos: 35 alunos

3)   Objetivos:
Em 1711, Antonil afirmava que “os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente.”
A partir desta afirmação, estas aulas têm por objetivo :

Ø  Discutir acerca da importância do trabalho negro escravo para a economia colonial brasileira.
Ø  Definir a proposta da Lei Eusébio de Queirós e relacioná-la com a denúncia social feita pelo poeta Castro Alves na poesia “Navio Negreiro”.
Ø  Discutir formas de resistência do trabalho escravo por parte do negro.
Ø  Diferenciar ESCRAVOS DE DENTRO, ESCRAVOS DO EITO E ESCRAVOS DE GANHO.


1)  Conteúdos a serem explorados:
a.        Sociedade Colonial Brasileira.
b.       Economia Colonial Brasileira.


 5) Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ø  No Brasil, a escravidão é mais constante no campo. Isso tem ocorrido com certa freqüência, trabalhadores oriundos da Bahia, Piauí, Maranhão, entre outros, são recrutados para trabalhar principalmente no interior da Amazônia. A pessoa responsável por aliciar os trabalhadores é chamada de gato, essa promete bons ganhos e boas condições de trabalho, como os trabalhadores geralmente são pobres, oriundos de lugares castigados pela seca onde não conseguem emprego para sustentar suas famílias, aceitam a proposta.

        O gato chega de ônibus ou caminhão para transportar os trabalhadores, quando esses desembarcam no local de trabalho notam rapidamente que as promessas não correspondem à realidade. A partir daí os trabalhadores contraem dívidas, pois os gastos com transporte, materiais de trabalho são  anotados em uma caderneta, além disso, alimentação, medicamentos, pilhas ou cigarros são adquiridos na “cantina”, uma espécie de mercado dentro da fazenda, onde as mercadorias custam o triplo do valor de mercado, sem contar que o alojamento também é cobrado e esses não oferecem condições dignas de higiene.

        Dessa forma, no dia do pagamento percebem que a dívida contraída é bem superior ao valor de seu ordenado, que também não corresponde com o combinado. Assim, o trabalhador ao invés de receber algo, tem uma grande dívida que cresce gradativamente, tornando-se cada vez mais difícil de ser quitada.

        Essa prática é denominada de escravidão por dívida, dificilmente é paga, uma vez que o valor do débito tende a aumentar como uma bola de neve. Caso esse trabalhador tente fugir, os capatazes usam de violência e armas para capitulá-lo e é devolvido ao trabalho após sofrer agressões e ameaças, assim servem de exemplo para que os outros trabalhadores não cometam o mesmo “delito”.


“Estratégias e Recursos”

7) Descreva as atividades:
       No 1º tempo de aula (sala de aula)
Ø  Aula expositiva. Utilização do quadro branco com anotações pertinentes ao conteúdo , cujos objetivos foram dantes elucidados.
No 2º tempo de aula (sala de multimídia)
Ø  Exibição do vídeo “O Navio Negreiro”.

Ø  Leitura e Discussão acerca do Texto Complementar : “O Mulato”.


8) Recursos complementares:
Ø  Discussão do Texto Complementar : Trecho do livro “O Mulato”  de Aluísio de Azevedo . Visitar website disponibilizado nas referências bibliográficas. O texto de Aluísio de Azevedo – um dos maiores representantes do estilo naturalista no Brasil, que, neste texto, aponta o preconceito racial maranhense e os abusos eclesiásticos. Refletir como o negro tornou-se um “produto” comercializável e de alta lucratividade para seus proprietários.
Ø  Exibição do Vídeo  “Navio Negreiro”


Ø  9) Avaliação: Confecção de um painel com imagens pesquisadas no website Google (Google Imagens)  e pequenos textos pertinentes ao tema : Escravidão no Brasil Colonial .
Ø  Avaliar as imagens selecionadas, as referências utilizadas, os textos utilizados para descrevê-las, a estética empregada no painel e a exposição oral do trabalho produzido.
Ø  Providenciar a audição da música “Navio Negreiro” – Caetano Veloso no ambiente onde estiver acontecendo esta exposição.

Referências Bibliográficas :
AZEVEDO, Aluísio de . O mulato. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/detalheobraform.co?select_action=&co_obra=2024. Acesso em 14 out. 2010.

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