terça-feira, 29 de março de 2011

2º Encontro - Atividade 5

O Projeto e suas características




1 - Todo projeto é interdisciplinar ?

A princípio, devemos levar em consideração  a questão da terminologia ... Há quem use o termo “projeto interdisciplinar”, “projeto multidisciplinar” e ainda “projeto Transdisciplinar”.

Independente do termo utilizado, um projeto interdisciplinar é aquele que agrega objetivos e ações que correspondam às diversas disciplinas que compõem o currículo de uma determinada modalidade escolar.

Pontua-se a importância dos Temas Transversais na elaboração dos Projetos Interdisciplinares por este admitir a discussão de novos eixos temáticos, possibilitando um maior crescimento tanto de professores quanto dos alunos. Desta forma , nem todo projeto é interdisciplinar.

2- É posssível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento ?

O projeto focado em apenas uma área do conhecimento é possível, no entanto acho que de certa forma restringe o aluno a uma forma de trabalhar que vai contra a maneira como o conhecimento circula no mundo, um projeto que não integre e mais ainda transponha várias disciplinas hoje me parece uma forma de trabalhar um tanto ultrapassada.
Não se trata de pretender fazer uma colcha de retalhos, uma somatória, nem de ficar na superficialidade. Trata-se de construir uma visão interativa, cujo aprofundamento depende da necessidade e objetivos do projeto e atenda as necessidades da comunidade escolar.

3- Qual a diferença existente entre projeto e atividade contextualizada ?

Atividades Contextualizadas são regulares (repetem-se sempre do mesmo modo, com pequenas variações) e são também “intermináveis”, ou seja, não têm perspectiva de serem finalizadas.
Já os projetos têm as seguintes características:

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  Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.

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  Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.ü  São finitos: têm começo e término programados. Solucionado o problema, o projeto termina.

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  São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.

Optar pela criação e implementação de um projeto, para resolver determinado problema que se tem pela frente, é uma decisão gerencial, que depende de critérios. No transcorrer do trabalho cotidiano, os profissionais envolvidos percebem problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das ações. Esse é um exemplo de situação em que a criação e implementação de um projeto podem ajudar a resolver um determinado problema e, em conseqüência, colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral.


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