quinta-feira, 28 de julho de 2011

TICs : Unidade 1 : Atividade 1.4

Atividade 1.4
“Um texto pode ser uma passagem escrita, em verso, ou em prosa, um provérbio, uma legenda de fotografia, uma simples exclamação, a totalidade de um livro, um artigo de periódico, uma crônica, um verbete de dicionário, uma reportagem, um anúncio. Um texto pode ser uma sequência de atos de fala, um diálogo, uma conversa telefônica, uma conferência, uma aula, um simples grito, longas discussões acerca de um tema, comentários, informes, notícias veiculadas oralmente. (Marques: 1990, p. 25)”
Então, questionar quais as condições de produção que determinam as características de um texto, leva-nos a uma perspectiva muito ampla .... Entender o “TEXTO” sob este olhar, me leva a crer de que não há uma condição específica para a produção de um texto ... estamos em continuo processo de produção textual, até mesmo em simplesmente articular um comentário para um blog, numa ligação para o dentista (etc) . Para a efetivação de nosso potencial de comunicação com o outro e com o mundo, utilizamos a LINGUAGEM como ferramenta e a escola é o espaço para o “refinamento” desta ferramenta, a partir do momento em que entramos em contato com regras que determinam aquilo que chamamos de norma culta. Resumindo , o papel da escola é gerar um refinamento na linguagem, pontuando que há diferentes gêneros textuais e momentos adequados para empregá-los .
“A apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas. (Bronckart: 1999, p.103)”
Para que haja uma verdadeira apropriação dos gêneros textuais cabem aulas mais dinâmicas, utilizando SIM recursos tecnológicos disponíveis na escola ... há uma multiplicidade de vídeos, charges, jogos e afins que contribuem para o processo ensino-aprendizagem, levando em consideração os conhecimentos prévios do corpo discente, até mesmo para exemplificar que até mesmo possíveis vícios de linguagem que meus alunos possuem formam uma categoria de gênero textual. Como dizer isto em sala de aula ¿ Conceituando o que são gêneros textuais ... São exemplos de gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia horóscopo, receita culinária, bula de remédio,
lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

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