“Serão as novas tecnologias ou as tecnologias de informação e comunicação as “sereias” do ensino eletrônico ?”
Blikstein e Zuffo discutem em seu texto os prós e os contras do uso da tecnologia na educação. Para tanto, iniciam comentando que passado o entusiasmo inicial do uso da internet pelos profissionais de informática , jornais online e pelo e-commerce, o que temos é um quase esfriamento do mesmo .
Discordo desta colocação dos autores . O E-commerce (ou comércio eletrônico) teve um faturamento de R$ 14,8 bilhões no Brasil no ano de 2010 (segundo pesquisa do site computerworld , hospedado no UOL) . A cada dia que passa, mais pessoas estão se rendendo as suas vantagens como a comodidade e entrega em suas residências . Quanto aos jornais, a internet nos possibilita o acesso às informações em tempo real então, essa visão pessimista expressa no texto não procede ...
Educadores, para trabalhar com as TIC’s , precisam passar por capacitações . Infelizmente na nossa formação não tivemos uma cadeira onde se discutisse o uso das tecnologias na escola . Hoje, para elaborar aulas mais atrativas , precisamos fazer uso das diferentes mídias que o mundo moderno nos disponibiliza.
Comparar os laboratórios de informática com feudos foi mais um erro grosseiro dos autores . No que diz respeito tanto aos profissionais quanto aos alunos , faz-se necessário os “códigos de ética” afixados nas paredes sob forma de cartazes e enquanto as pessoas não estão educadas a fazer o bom uso das informações disponíveis na rede, os filtros e bloqueios nos garantem a segurança ... é inadmissível a possibilidade de nossos alunos entrarem em contato com possíveis pedófilos que livremente acessam redes sociais utilizando perfis fakes debaixo de nossa supervisão profissional .
As atuais manifestações do mundo árabe contra seus ditadores foram, como se sabe, convocadas através das redes sociais . Felizmente , passado o deslumbre de se ter milhões de “amigos” no Orkut, Facebook ou Twitter e estas “amizades” consumirem toda a adolescência diante dos monitores conectados, a sociedade está atentando para a grande novidade que é o compartilhamento de informações, fotos e vídeos através destas ferramentas . A internet tornou-se a mais poderosa arma do século XXI , “ de repente” descobriram que estar bem informado é equivalente a estar bem armado .
Segundo a escritora Lya Luft : “ Talvez a elite verdadeira seja a dos bem informados. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece e, por cegueira ou por carência, segue o caminho do seu próprio infortúnio.”
Na minha opinião, o papel do professor do século XXI é orientar o aluno na busca pelas informações que construirão seu conhecimento ... é preciso aprender a encontrá-las, compreendê-las, utilizá-las, modificá-las, expandi-las e compartilhá-las. Pensando na Educação sob este prisma, creio que as novas tecnologias não são “sereias” do ensino eletrônico.
Tamara Cecília Gomes
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