Como criar situações de aprendizagem com o uso de tecnologias que seja significativa para o aluno ?
Adotando objetivos pontuais para o bom uso das TIC’s, tais como :
· expandir o universo textual do aluno, colocando-o diante de diferentes formas de linguagem (textos com diversas formas de linguagem, figuras, gráficos, ilustrações, imagens, filmes, etc.);
· desenvolver a capacidade de análise e síntese das informações (respeitado o nível de desenvolvimento cognitivo da série e faixa etária do aluno);
· desenvolver habilidades artísticas relativas à apresentação gráfica dos trabalhos de pesquisa produzidos, fazendo-se uso de imagens e ilustrações diversas, bem como de programas e instrumentos de produção artística;
· desenvolver a habilidade de escrita, reescrita e produção textual;
· desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar os resultados da pesquisa;
· desenvolver habilidades de trabalho colaborativo (pesquisando-se em grupos e contando com apoio de adultos);
· trabalhar questões de ética e cidadania relativas à propriedade intelectual;
· desenvolver habilidades no uso das TICs (computadores, Internet, gravadores, filmadoras e outras tecnologias de pesquisa, armazenamento de informações, tratamento de textos e imagens, etc.);
· desenvolver habilidades de pesquisa usando-se bancos de dados não classificados (uso da Internet);
· desenvolver habilidades de comunicação digital (produzir textos, apresentações, filmes e outros materiais em mídias digitais, trocar informações e colaborar por meios digitais);
· desenvolver habilidades de publicação digital (publicar em blogs, comunidades, galerias de imagens, etc.);
· desenvolver habilidades de integração de diferentes mídias (uso de multimídia: texto,som e imagem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário